BM conclui inquérito e não encontra relação entre a atuação de policiais e a morte de motoboy em Santa Maria

BM conclui inquérito e não encontra relação entre a atuação de policiais e a morte de motoboy em Santa Maria

Foto: Reprodução

Márcio Campos Souza estaria em surto quando foi abordado por três policiais militares na noite de 8 de janeiro deste ano na Rua Evangelista Marcos

​A Brigada Militar concluiu o inquérito policial que apurava os fatos sobre a morte do motoboy, Márcio Campos Souza, 46 anos, que morreu após uma abordagem na noite de 7 de janeiro, em Santa Maria. De acordo com informações divulgadas pela BM através de uma nota de esclarecimento, “a investigação concluiu com base na prova científica, através do laudo pericial produzido pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), que a atuação dos policiais não teve nenhuma ligação com a morte do homem”. O fato ocorreu na Rua Evangelista Marcos, no Bairro Nova Santa Marta.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A nota ainda diz que “a participação dos Policiais Militares, ocorreu dentro da legislação vigente e da técnica policial militar, não havendo indícios de crime militar, crime comum e tampouco transgressão da disciplina”. O inquérito na época do fato foi instaurado pelo major Edimilso André Carvalho Pereira.


O caso

A Brigada Militar foi acionada às 20h35min de 7 de janeiro na Rua Evangelista Marcos, na Nova Santa Marta, após Márcio Campos Souza sofrer um surto em via pública. Ao chegar no local, os policiais o viram chutando um poste de luz e danificando a fiação.

Os policiais deram voz de abordagem, que não foi obedecida, sendo então feito “uso moderado da força e algemas para contenção, bem como o disparo de spark (arma de choque), que não surtiu efeito no motoboy”. Souza precisou ser contido pelos policiais e colocado no chão, de bruços. Por estar sem camisa, vestindo apenas uma bermuda, sofreu lesões nas costas, braços, barriga, pernas e rosto, segundo a BM. Ainda conforme informações da Brigada, foi necessário o apoio de mais duas equipes para o atendimento da ocorrência.

A abordagem foi filmada por uma testemunha.
Após ter sido imobilizado e contido pelos policiais, o motoboy foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Pronto-Atendimento do Patronato, onde permaneceu em observação.

No PA do Patronato, o cunhado do homem atendido informou que ele estaria sob efeito de drogas desde sábado (6), e que fazia uso da droga k9, uma maconha sintética. Durante a madrugada, Souza foi transferido para o HUSM, onde morreu por volta das 7h de segunda-feira (8). No registro da morte feito por um irmão da vítima na Polícia Civil, a informação é que o motoboy teria morrido após ser internado “em surto, devido ao uso excessivo de drogas”. Contudo, outro familiar diz que a vítima teria morrido devido ao excesso da abordagem policial.

Resultado do laudo

No dia 19 de março saiu a conclusão do laudo do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que concluiu a causa da morte do motoboy Márcio Campos Souza, 46 anos, por overdose devido ao uso de drogas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Irmãos são presos por tráfico de drogas e roubo de veículos em Santa Maria Anterior

Irmãos são presos por tráfico de drogas e roubo de veículos em Santa Maria

Próximo

Dono de recicladora é preso sob suspeita de receptar fios de cobre em cidade da região

Polícia/Segurança